Curso “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tics”
Módulo: Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Cursista: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira
Colégio Estadual Marcondes de Godoy
Atividade 3.1 – Conhecer repositórios de material digital.
O material analisado consiste num hipertexto voltado à seguinte temática: “Ciclo da Água”. O material retoma os principais conceitos ligados ao tema por meio de textos explicativos e resolução de exercícios para fixação do conteúdo.
O material seria trabalhado com uma turma de 3º ano do Ensino Médio, a fim de aprofundar o conhecimento na área de Ecologia. A temática seria trabalhada em 03 aulas, de acordo com o seguinte roteiro:
Discussão inicial sobre a importância dos recursos hídricos;
Apresentação de imagens no datashow das diferentes formas e estados físicos em que a água se encontra no planeta. Após a exibição das imagens os alunos seriam divididos em grupos, onde cada um iria pesquisar e discutir sobre um dos temas abaixo: A água no estado líquido; a água no estado gasoso; a água no estado sólido; as mudanças de estados físicos da água; como se formam as chuvas; como se forma o granizo. A pesquisa seria realizada em diferentes livros na biblioteca.
Após a pesquisa, cada grupo irá apresentar oralmente seus temas; cada um terá 5 minutos para a exposição.
Como estratégia de fixação do conteúdo discutido, os alunos irão ao laboratório de informática e, em duplas, acessarão o site http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/4%C2%BA%20ano.htm, para trabalharem com o hipertexto a fim de colocar em prática os temas trabalhados.
As duplas resolverão aos exercícios propostos pelo hipertexto, de forma a avaliarem os conhecimentos adquiridos.
Por meio da resolução das questões propostas pelo hipertexto, será possível perceber nos alunos as principais dificuldades bem como propiciar-lhes uma autoavaliação do que foi realmente aprendido. Dessa forma, esse recurso tecnológico será utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem dos alunos.
domingo, 28 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário