domingo, 28 de novembro de 2010

Atividades em sala de aula utilizando Hipertexto ou Internet

MATERIAL PRODUZIDO NO CURSO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS"

CURSISTA: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira
ESCOLA: Colégio Estadual Marcondes de Godoy
SÉRIE: Ensino Médio – Projeto de Ressignificação “Educação Ambiental”
Nº DE ALUNOS: 32
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira
NÚMERO DE AULAS: 03 aulas

1- JUSTIFICATIVA:
- Propiciar uma reflexão sobre a questão do lixo e suas implicações na qualidade de vida das populações e na saúde do ambiente, mostrando a inter-relação entre o consumo e a produção de lixo, bem como a aceleração da escassez dos recursos naturais, objetivando a construção de uma consciência ecológica pautada no consumo consciente.

2- TEMÁTICA:
Padrões de Consumo e problemas ambientais; O lixo e suas conseqüências

2.1. CONTEÚDO:
- Consumismo, desperdício de recursos, reaproveitamento e reciclagem;
- Origem do lixo produzido nas cidades e locais de deposição;
- Impactos ambientais do lixo.

3- OBJETIVOS:
- Reconhecer a interdependência entre os padrões de consumo das sociedades e o aumento da produção de lixo;
- Reconhecer a importância do consumo consciente;
- Identificar as características do processo de produção de bens na sociedade, desde a extração dos recursos naturais ao descarte dos resíduos pela população;
- Reconhecer hábitos pessoais de consumo que contribuem para a produção excessiva de lixo na cidade;
- Avaliar os principais tipos de lixo produzidos na entorno e no interior da escola.

4- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
4.1. Apresentação
• Apresentação no datashow do poema “Eu etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade:
- Fazer a leitura compartilhada do texto;
- Refletir sua mensagem com os alunos: em que ela se relaciona com a produção de lixo pela sociedade e os problemas ambientais que dele decorrem?

4.2. Introdução
• Exibição do vídeo “A história das coisas”, obtido do Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E ), com duração de 20 minutos;
• Após a exibição, entregar aos alunos uma ficha com as seguintes questões a serem respondidas, com base na temática do filme:
- Que relação existe entre produção de mercadorias, consumo e produção de lixo?
- Segundo o vídeo, qual o papel do consumidor no processo de extração predatória dos recursos naturais?
- O que é preciso fazer para diminuir a produção de lixo em nossas cidades?
- Vocês sabem de onde vêm as coisas que vocês compram e consomem?
• Escolher três alunos do grupo para compartilharem suas respostas.

4.3. Desenvolvimento do Tema
• Levar os alunos ao Laboratório de Informática e, em duplas, desenvolver as seguintes atividades:
- Os alunos deverão acessar o site www.akatu.net/, do Instituto Akatu, e clicar no link “Consumo Consciente”, onde farão a leitura do texto. Dar 10 minutos para que eles façam a leitura a registrem no caderno o que compreenderam sobre a temática.
- Discutir as idéias percebidas pelos alunos e relacionar com a temática trabalhada no vídeo “A história das coisas”;
- Após a discussão, dividir os alunos em dois grupos para a montagem de dois tipos de materiais para divulgação das informações trabalhadas: história em quadrinhos ou charges e panfletos. Esses materiais deverão abordar uma das seguintes temáticas: consumo e produção de lixo; os impactos ambientais da produção de lixo; importância do consumo consciente.
- Para a montagem das charges ou história em quadrinhos:
1- Acesso do site www.toondoo.com, realização do cadastro com login e senha;
2- Acesso no site do link “toondoo maker”, que contém as ferramentas para a criação de charges e histórias em quadrinhos, como cenários de fundo, personagens, balões de diálogos, etc.;
3- Após a criação da charge, eles deverão salvar o arquivo no computador como imagem.
- Para a montagem de panfletos:
1- Os alunos deverão acessar na internet o site www.google.com.br , no link referente à “Imagem” e buscar imagens que possam ser copiadas, relacionadas às temáticas discutidas;
2- As imagens copiadas deverão ser transferidas para o editor de desenhos, que utilizarão das ferramentas do programas para editar as imagens e criar um panfleto informativo, contendo um título e a mensagem principal;
3- As imagens criadas deverão ser transferidas para o editor de textos, sendo configurado no formato de um panfleto (tamanho de papel A4) e, salvo no computador.

4.4. Síntese
• Todos os trabalhos criados pelos alunos serão salvos num pendrive e então exibidos no datashow na sala de aula, compartilhando as idéias dos grupos.
• Este material produzido será analisado coletivamente, fazendo as correções devidas, e então serão reunidos num folhetim que será distribuído na escola para os estudantes das outras turmas, socializando as informações e conhecimentos.

5- AVALIAÇÃO
- Da participação em grupo e individual nas discussões;
- Das questões respondidas nas fichas individuais antes da discussão do vídeo “A história das coisas”;
- Da produção das charges, história em quadrinhos e panfletos informativos.

- Resultados esperados:
• Posicionamento mais crítico dos alunos em relação à questão do consumo e uma visão mais ampla da problemática do lixo;
• Que o conhecimento construído a partir das atividades realizadas se materialize nas produções informativas de forma clara, para que seja transmitido aos alunos da escola.

6- ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
• Estratégias:
- Aula expositiva dialogada;
- Montagem de esquemas no quadro;
- Leitura compartilhada de texto;
- Apresentação de texto no datashow;
- Exibição de vídeo obtido da internet;
- Pesquisa dirigida na internet;
- Produção de material informativo com o uso da internet.
• Recursos didáticos:
- Quadro-giz;
- Datashow, notebook e caixa de som;
- Laboratório de informática.

7- REFERÊNCIAS
• Sites: Youtube – vídeo “A história das coisas” (http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E), Instituto Akatu (www.akatu.net/), Google Imagens (www.google.com.br) e Toondoo (www.toondoo.com);
• Texto “Eu etiqueta”, Carlos Drummond de Andrade: disponível em http://projetos.educacional.com.br/paginas/pp/47080001/3854/t132.html. Acesso em 27/09/2010.
• DIAS, Genebaldo Freire. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. 2 ed. (revisada e ampliada). São Paulo: Gaia, 2006.
• HAMMES, V. S. Proposta metodológica de macroeducação. Vol. 2. Embrapa. São Paulo: Globo, 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário