ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADES UTILIZANDO HIPERTEXTO E INTERNET NA SALA DE AULA
PROFESSORA: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira
ESCOLA: Colégio Estadual Marcondes de Godoy
SÉRIE: Ensino Médio – Projeto de Ressignificação “Educação Ambiental”
Nº DE ALUNOS: 32
NÚMERO DE AULAS: 03 aulas
1- TEMÁTICA:
Padrões de Consumo e problemas ambientais; O lixo e suas conseqüências
1.1. CONTEÚDO:
- Consumismo, desperdício de recursos, reaproveitamento e reciclagem;
- Origem do lixo produzido nas cidades e locais de deposição;
- Impactos ambientais do lixo.
2- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
2.1. Apresentação
• Realizou-se a apresentação no datashow do poema “Eu etiqueta”, de Carlos Drummond de Andrade. Foi feita a leitura em voz alta com os alunos, cada um lendo uma estrofe do poema.
- Para discutir a mensagem com os alunos, colocou-se no quadro-giz a seguinte questão: Em que a temática do poema se relaciona com a produção de lixo pela sociedade e os problemas ambientais que dele decorrem?
Análise da atividade:
- Os alunos tiveram dificuldade em compreender de forma clara a mensagem do texto, evidenciando a deficiência na interpretação. Houve a necessidade de voltar a trechos do texto para fazê-los compreender seu significado e relacionar com a pergunta colocada para discussão.
2.2. Introdução
• Foi exibido o vídeo “A história das coisas”, obtido do Youtube, com duração de 20 minutos, usando o datashow e notebook. O vídeo apresenta de forma clara e objetiva a história da cadeia produtiva que move o consumo das mercadorias no mundo que, devido ao modelo linear de produção, gera desperdício de recursos, pessoas e aumenta cada vez mais a produção de resíduos no ambiente.
• Após a exibição, foi entregue aos alunos uma ficha contendo questões que deveriam ser respondidas individualmente, com base na temática do filmem As questões eram:
- Que relação existe entre produção de mercadorias, consumo e produção de lixo?
- Segundo o vídeo, qual o papel do consumidor no processo de extração predatória dos recursos naturais?
- O que é preciso fazer para diminuir a produção de lixo em nossas cidades?
- Vocês sabem de onde vêm as coisas que vocês compram e consomem?
• Os alunos tiveram 15 minutos para responder às questões. Em seguida, convidou-se três alunos para socializarem suas respostas.
Análise da Atividade:
- O vídeo “A história das coisas” é uma produção americana, e sua versão em português é dublada. A fala da apresentadora do vídeo as vezes é bastante rápida, e com muitas informações, o que dificulta aos alunos se manterem atentos o tempo todo. Para minimizar isso, foram sendo feitas várias paradas ao longo do vídeo, discutindo pontos importantes que iam sendo abordados. Dessa forma, evitou-se que os alunos se dispersassem durante a exibição.
- Houve pouca participação nas discussões iniciais – nas falas de alguns alunos evidenciou-se ainda presente o senso comum em relação ao consumo e a forte influência dos meios de comunicação na maneira de consumir dos alunos. Conforme as questões do roteiro foram sendo discutidas, houve um maior aprofundamento no debate e mais alunos participaram. Acredita-se que, pelo menos a maioria deles, conseguiu perceber a relação entre o consumismo e a produção de lixo e degradação ambiental, pois foram sendo colocadas situações do cotidiano para que refletissem e analisassem seus próprios comportamentos.
2.3. Desenvolvimento do Tema
• Os alunos foram levados ao Laboratório de Informática e, em duplas, desenvolveram as seguintes atividades:
- Pediu-se que acessassem o site www.akatu.net/, do Instituto Akatu, e clicassem no link “Consumo Consciente”. No link foi apresentado um texto sobre os princípios do consumo consciente. Eles deveriam fazer a leitura a registrar no caderno o que compreenderam sobre a temática. Em seguida realizou-se a discussão dessas idéias, relacionando-as também à temática trabalhada pelo vídeo “A história das coisas”;
- Após a discussão, separou-se as duplas em dois grupos: os iriam montar charges ou histórias em quadrinhos e os que organizariam panfletos informativos.Esses materiais teriam que apresentar informações ou reflexões sobre as seguintes temáticas: consumo e produção de lixo; os impactos ambientais da produção de lixo; importância do consumo consciente.
- Para a montagem das charges ou história em quadrinhos, os alunos deveriam seguir as seguintes instruções::
1- Acesso do site www.toondoo.com, realização do cadastro com login e senha;
2- Acesso no site do link “toondoo maker”, que contém as ferramentas para a criação de charges e histórias em quadrinhos, como cenários de fundo, personagens, balões de diálogos, etc.;
3- Após a criação da charge, eles deveriam salvar o arquivo no computador como imagem.
- Para a montagem de panfletos, os alunos deveriam desenvolver as seguintes tarefas:
1- Acessar na internet o site www.google.com.br , no link referente à “Imagem” e buscar imagens que possam ser copiadas, relacionadas às temáticas discutidas;
2- As imagens copiadas deveriam ser transferidas para o editor de desenhos, onde utilizariam das ferramentas do programa para editar as imagens e criar um panfleto informativo, contendo um título e a mensagem principal;
3- As imagens criadas deveriam ser transferidas para o editor de textos, sendo configurado no formato de um panfleto (tamanho de papel A4) e, salvo no computador.
Análise da Atividade:
- Esta atividade proporcionou um maior envolvimento dos alunos. Na primeira parte da atividade, eles se apresentaram um pouco resistentes à leitura do texto proposto sobre o Consumo Consciente, havendo a necessidade de prolongar o tempo estabelecido por mais de 10 minutos. Quando se trata do uso do computador, os alunos apresentam resistência ao uso da ferramenta para leitura. Eles valorizam muito mais as imagens, vídeos e músicas do que o texto propriamente dito. É uma questão que deve ser repensada e melhor trabalhada na escola.
- Na atividade de organização do material informativo houve certa dificuldade inicial com os sites e programas, o que foi sendo sanado conforme os alunos se familiarizavam com os programas, haja vista que o roteiro com as instruções também estava apresentado no quadro do laboratório. No entanto, a maior dificuldade dos alunos foi na representação das temáticas em forma de material informativo. Observou-se que muitos mantiveram uma forma de linguagem muito acrítica e carregada de senso comum. Houve a dificuldade de transpor o conhecimento discutido para uma forma de linguagem mais simples, objetiva, mas também coerente e crítica.
- Os recursos tecnológicos utilizados se mostraram adequados e envolventes aos alunos em relação ao que se esperava que produzissem. No entanto, percebeu-se a necessidade de aprofundar melhor a discussão teórica dos temas, a fim de melhorar o discurso ambiental dos alunos, numa perspectiva mais crítica, contextualizada e globalizante.
4.4. Síntese
• Todos os trabalhos criados pelos alunos serão salvos num pendrive e então exibidos no datashow na sala de aula, compartilhando as idéias dos grupos.
• Este material produzido será analisado coletivamente, fazendo as correções devidas, e então serão reunidos num folhetim que será distribuído na escola para os estudantes das outras turmas, socializando as informações e conhecimentos.
3- ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
• Estratégias:
- Aula expositiva dialogada;
- Montagem de esquemas no quadro;
- Leitura compartilhada de texto;
- Apresentação de texto no datashow;
- Exibição de vídeo obtido da internet;
- Pesquisa dirigida na internet;
- Produção de material informativo com o uso da internet.
• Recursos didáticos:
- Quadro-giz;
- Datashow, notebook e caixa de som;
- Laboratório de informática.
4- REFERÊNCIAS
• Sites: Youtube – vídeo “A história das coisas” (http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E), Instituto Akatu (www.akatu.net/), Google Imagens (www.google.com.br) e Toondoo (www.toondoo.com);
• Texto “Eu etiqueta”, Carlos Drummond de Andrade: disponível em http://projetos.educacional.com.br/paginas/pp/47080001/3854/t132.html. Acesso em 27/09/2010.
• DIAS, Genebaldo Freire. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. 2 ed. (revisada e ampliada). São Paulo: Gaia, 2006.
• HAMMES, V. S. Proposta metodológica de macroeducação. Vol. 2. Embrapa. São Paulo: Globo, 2004)
CHARGES PRODUZIDAS PELOS ALUNOS



Nenhum comentário:
Postar um comentário