domingo, 28 de novembro de 2010

SUGESTÃO DE ATIVIDADE UTILIZANDO MATERIAL MULTIMÍDIA EM SALA DE AULA


NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – NTE JATAÍ-GO
CURSO: “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com  as Tics”
PLANO DE AULA
CURSISTA: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira
ESCOLA: Colégio Estadual Marcondes de Godoy
SÉRIE:  2º período (1º ano) do Ensino Médio
DISCIPLINA: Biologia
Nº DE ALUNOS: 22
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira
NÚMERO DE AULAS: 03 aulas
1- OBJETIVOS:
- Conceituar células-tronco e relacionar com a formação dos tecidos do organismo;
- Avaliar criticamente os diferentes usos da manipulação das células-tronco pela medicina nos dias atuais;
- Caracterizar os ácidos nucléicos e sua relação com as características dos seres vivos;
- Determinar a seqüência de uma parte de DNA a partir do conhecimento da outra parte;
- Relacionar a síntese protéica com a estrutura do DNA e RNA;
- Relacionar a síntese protéica com a origem celular, a formação de tecidos e o crescimento dos organismos;
2- TEMÁTICA:
Células-tronco e biotecnologia
2.1. CONTEÚDO:
- Citologia geral: membrana plasmática, organelas citoplasmáticas e núcleo;
- Ácidos nucléicos: estrutura e funções;
- Citologia: o núcleo, cromossomos e ácidos nucléicos.
3- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
3.1. Apresentação
  • Introduzir a temática com a discussão inicial sobre as seguintes questões:
- Todos os seres humanos se formam a partir da fecundação do óvulo com o espermatozóide. Após essa fecundação, o que ocorre?
- Temos diferentes órgãos no corpo, que são constituídos de células diferentes. De onde surgiram essas diferentes células? Por que elas desempenham funções diferentes no corpo?
- Vocês já ouviram falar em células-tronco? O que são essas células? Qual a sua importância? Por que a medicina hoje está tão interessada em estudar essas células?
  • Discutir essas questões a partir das respostas desencadeadas pelos alunos.
3.2. Introdução
  • Levar os alunos ao Laboratório de Informática e distribuí-los em duplas nos computadores;
  • No quadro do laboratório, colocar o seguinte roteiro de questões que deverão ser respondidas pelos alunos, a partir da pesquisa dirigida:
1- O que são Células-tronco?
2- Onde podem ser encontradas?
3- Qual a importância dessas células no tratamento e cura de doenças?
4- Que polêmica existe em relação ao uso dessas células na medicina?
- Acessar o programa editor de textos, onde produzirão um texto abordando as questões pesquisadas. Além do texto, deverão ilustrar com uma imagem relacionada com a temática.
- Os textos serão salvos num pendrive para discussão em sala de aula.
3.3. Desenvolvimento do Tema
  • Na sala de aula (2ª aula), selecionar dois textos produzidos pelos alunos e, a partir destas, fazer a discussão das questões propostas antes da pesquisa;
  • Utilizando data show e computador, acessar o site www.planetabio.com.br, no link Artigos e depois Células-tronco para visualização de informações, imagens e animações sobre a formação e utilização das células-tronco. O site contém animações que possibilitam a visualização da formação das células-tronco embrionárias, além de esquemas e imagens sobre células-tronco adultas. Fazer a discussão do material exibido.
  • Relacionar o processo de formação das células-tronco e dos tecidos do organismo com o processo de divisão celular (mitose), cujo controle está associado ao funcionamento do núcleo celular.
  • Fazer uma retomada de conceitos sobre a organização geral das células até chegar ao núcleo, discutindo sua estrutura e composição.
  • Utilizando novamente o site www.planetabio.com.br, acessar o link Citologia, e na parte sobre o Núcleo, exibir as imagens e animações que demonstram a estrutura e composição do núcleo, principalmente dos cromossomos.
  • Discutir a estrutura dos cromossomos e suas funções.
  • Em seguida, distribuir a cada aluno uma porção de massa de modelar colorida para que representem a estrutura dos cromossomos, consultando os esquemas do livro didático. Este modelo confeccionado deverá ser aderido numa folha de papel. Na folha, eles deverão escrever os nomes das partes representadas. O material será recolhido para avaliação.
3.4. Síntese
  • Como síntese da atividade, os alunos deverão produzir no caderno um texto sobre o núcleo celular com enfoque:
- nas principais partes do núcleo;
- função do núcleo;
- estrutura e papel dos cromossomos;
- relação entre cromossomos, DNA e genes.
4- AVALIAÇÃO
  • Da participação individual do aluno nas discussões propostas;
  • Das produções textuais das duplas no laboratório de informática;
  • Dos modelos produzidos com a massa de modelar;
  • Do texto final sintetizando o conteúdo trabalhado.
5- ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
  • Estratégias:
- Aula expositiva dialogada;
- Pesquisa dirigida na internet, seguida da produção de textos;
- Acesso e exibição no datashow de material de hipermídia (site da internet);
- Representação de modelos com o uso de massa de modelar;
- Produção de texto no caderno – Síntese.
  • Recursos didáticos:
- Laboratório de informática (acesso à internet e programa editor de texto do Linux – Writer);
- Notebook e datashow (exibição de textos dos alunos e material de hipermídia);
- Massa de modelar;
- Livro didático.
6- REFERÊNCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário