| NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – NTE JATAÍ-GO CURSO: “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tics” PLANO DE AULA |
| CURSISTA: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira |
| ESCOLA: Colégio Estadual Marcondes de Godoy |
| SÉRIE: 2º período (1º ano) do Ensino Médio |
| DISCIPLINA: Biologia |
| Nº DE ALUNOS: 22 |
| PROFESSORES ENVOLVIDOS: Thaisa Lemos de Freitas Oliveira |
| NÚMERO DE AULAS: 03 aulas |
| 1- OBJETIVOS: |
| - Conceituar células-tronco e relacionar com a formação dos tecidos do organismo; - Avaliar criticamente os diferentes usos da manipulação das células-tronco pela medicina nos dias atuais; - Caracterizar os ácidos nucléicos e sua relação com as características dos seres vivos; - Determinar a seqüência de uma parte de DNA a partir do conhecimento da outra parte; - Relacionar a síntese protéica com a estrutura do DNA e RNA; - Relacionar a síntese protéica com a origem celular, a formação de tecidos e o crescimento dos organismos; |
| 2- TEMÁTICA: |
| Células-tronco e biotecnologia |
| 2.1. CONTEÚDO: |
| - Citologia geral: membrana plasmática, organelas citoplasmáticas e núcleo; - Ácidos nucléicos: estrutura e funções; - Citologia: o núcleo, cromossomos e ácidos nucléicos. |
| 3- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS |
| 3.1. Apresentação |
- Todos os seres humanos se formam a partir da fecundação do óvulo com o espermatozóide. Após essa fecundação, o que ocorre? - Temos diferentes órgãos no corpo, que são constituídos de células diferentes. De onde surgiram essas diferentes células? Por que elas desempenham funções diferentes no corpo? - Vocês já ouviram falar em células-tronco? O que são essas células? Qual a sua importância? Por que a medicina hoje está tão interessada em estudar essas células?
|
| 3.2. Introdução |
1- O que são Células-tronco? 2- Onde podem ser encontradas? 3- Qual a importância dessas células no tratamento e cura de doenças? 4- Que polêmica existe em relação ao uso dessas células na medicina?
- Acessar o programa editor de textos, onde produzirão um texto abordando as questões pesquisadas. Além do texto, deverão ilustrar com uma imagem relacionada com a temática. - Os textos serão salvos num pendrive para discussão em sala de aula. |
| 3.3. Desenvolvimento do Tema |
|
| 3.4. Síntese |
- nas principais partes do núcleo; - função do núcleo; - estrutura e papel dos cromossomos; - relação entre cromossomos, DNA e genes. |
| 4- AVALIAÇÃO |
|
| 5- ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS |
- Aula expositiva dialogada; - Pesquisa dirigida na internet, seguida da produção de textos; - Acesso e exibição no datashow de material de hipermídia (site da internet); - Representação de modelos com o uso de massa de modelar; - Produção de texto no caderno – Síntese.
- Laboratório de informática (acesso à internet e programa editor de texto do Linux – Writer); - Notebook e datashow (exibição de textos dos alunos e material de hipermídia); - Massa de modelar; - Livro didático. |
| 6- REFERÊNCIAS |
|
domingo, 28 de novembro de 2010
SUGESTÃO DE ATIVIDADE UTILIZANDO MATERIAL MULTIMÍDIA EM SALA DE AULA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário